Fábula

Porto da Pedra divulga enredo para o Carnaval de 2024

'Tigre' de SG aposta novamente em tema baseado em livro

A Vermelha e Branco de São Gonçalo vai desfilar ano que vem no Grupo Especial, depois de 10 anos na Série A
A Vermelha e Branco de São Gonçalo vai desfilar ano que vem no Grupo Especial, depois de 10 anos na Série A |  Foto: Divulgação / Porto da Pedra
 

A Porto da Pedra divulgou nas redes sociais, na noite deste sábado (11), o enredo para o Carnaval 2024: 'Lunário perpétuo - a profética do saber popular', baseado no livro do astrônomo espanhol Jerónimo Cortés, escrito no século XVI. 

Apesar de estrangeiro, o livro foi traduzido, três séculos depois, pelo brasileiro Antônio da Silva Brito, e se tornou quase que leitura obrigatória à época e uma referência na cultura popular nordestina. 

Assim, o Tigre de São Gonçalo aposta nesta história fabulosa para apresentar o enredo reunindo os saberes do 'lunário perpétuo e dos almanaques populares dos profetas sertanejos'. 

O carnavalesco Mauro Quintaes revelou ao ENFOCO que decidiu pelo tema para, segundo ele, ficar à altura do enredo apresentado este ano (A invenção da Amazônia - um delírio do imaginário de Júlio Verne), que levou à escola ao retorno da elite do Carnaval carioca.

"Acredito que este enredo faz com que o Carnaval cumpra a sua função mais uma vez, que é a de trazer cultura ao público de uma maneira lúdica", definiu Quintaes. 

A Vermelha e Branco de São Gonçalo vai desfilar ano que vem no Grupo Especial, depois de 10 anos na Série A. 

HOMENAGEM AO POVO YANOMAMI

Além da Porto da Pedra, o Salgueiro também já definiu o enredo 2024, que será uma homenagem ao povo yanomami. "Hutukara", do carnavalesco Edson Pereira, que significa o céu original a partir do qual se formou a terra, na língua yanomami.

< Magé deve anunciar a compra da casa de Garrincha na próxima semana Cris Dias cobra pensão a Thiago Rodrigues: 'Não responde o filho' <